domingo, 29 de abril de 2012

Aula do dia 27 de abril de 2012

          
         O uso das Mídias na Educação

         Certamente. A mídia que utilizo é a internet para realização de trabalhos, bem como comunicação entre amigos e parentes, pois acredito que seja de fundamental importância que tenhamos familiaridade com as tecnologias desde o início das séries iniciais. Através desse contato criamos o hábito de leitura, entre outros conhecimentos.
             Os meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, cinema, fotografia, internet) constituem importante espaço na sociedade, fazem parte do mundo inteiro. A mídia embora seja um meio muito útil de comunicação, chega a nos assustar com os riscos que pode causar ao indivíduo que depende dela (mídia) tanto para o trabalho profissional quanto para outros fins. De qualquer modo a mídia transmite coisas boas e ruins, seja na televisão, internet, enfim. O que irá diferenciar qual programa é o mais indicado para determinada faixa etária, aí vai depender dos pais (educação de casa), já na escola como recurso didático a reponsabilidade são dos professores.
           A maior preocupação dos responsáveis pelas crianças é a questão da violência, porque de diversas formas ela está inserida em nosso cotidiano por meio dos programas, principalmente alguns infantis, influenciando o comportamento das crianças.
Sabemos que as crianças imitam seus pais, professores ou alguém mais próximo. Se ela passa muito tempo em contato com a televisão, internet, vídeo game sem a observação de um adulto, certamente absorverá qualquer tipo de informação como verdadeira, afinal a criança ainda não consegue distinguir entre o que é certo ou não. Isso pode manifestar um comportamento agressivo na criança e até mesmo quando esta se tornar adulto. 
              Segundo Dulce Vieira (1981, p.39):

           No que diz respeito à violência, sabemos que as histórias em quadrinhos, a televisão e a literatura policial podem levar ao mundo da criança imagens que podem chegar a requintes de perversidade. [...] a apresentação de conteúdos violentos em histórias em quadrinhos ou em desenhos animados é suficiente para modelar um comportamento agressivo na maioria das crianças.

            Diante dos fatos que a mídia proporciona à sociedade, é imprescindível que pais e professores tenham consciência do papel que exercem na formação do indivíduo desde muito cedo.
             Para que haja modificações na forma de interação e inovação dos meios tecnológicos nas escolas, tem-se que haver mudanças primeiramente por parte dos professores, buscando formas de interação que envolva e desperte a curiosidade dos alunos, ou melhor, se aperfeiçoando. Assim poderão desenvolver um bom trabalho com os alunos mostrando-lhes que existe outra forma de aprendizagem utilizando-se das mídias, mas desde que se faça bom uso dela.
              Portanto, podemos dizer que o uso da mídia na educação depende de fatores que envolvem diferentes situações. O aluno passará por diversos desafios para desenvolver seu processo de ensino aprendizagem, conforme a zona de desenvolvimento proximal (Vygotsky), que possibilita a interação entre sujeitos.
              O processo de uso da informação, no âmbito educacional, faz-se necessário desde o ensino fundamental das crianças. Por isso é importante que o professor esteja se atualizando sempre para que não apenas reproduza conteúdos e sim fazer a diferença com os benefícios que a mídia nos proporciona.


REFERÊNCIAS

Algumas Reflexões sobre o Ensino Mediado por Computadores (material enviado pela professora);

A informática como recurso pedagógico: entre o tecnológico e o social - Presentation Transcript (material enviado pela professora);

Integração tecnológica, linguagem e representação - SALTO PARA O FUTURO / TV ESCOLA - WWW.TVEBRASIL.COM.BR/SALTO (material enviado pela professora);

MACHADO, Dulce V. M. Meu Filho é Agressivo: O que preciso saber a respeito da agressividade Infantil. São Paulo- SP: Almed, 1981.


Nenhum comentário:

Postar um comentário